© 2019 por  Unidade de Inteligência Empresarial - Sebrae Minas

Fonte: Relação Anual de Informações Sociais - RAIS (TEM, 2017)

Nota:                                
As informações desconsideram as atividades relacionadas aos seguintes setores: Agropecuário, Administração Pública e classes ligadas à Educação e Saúde.                                
1 - Os dados para estabelecimentos consideram o somatório da RAIS Positiva e Negativa.                            
2 - Os dados para empregados consideram apenas RAIS positiva.                                
3 - Os dados para massa salarial consideram apenas RAIS positiva. Os valores estão expressos em reais, remuneração nominal correspondente a soma dos rendimentos em 31/12 do ano base, de todos os vínculos ativos declarados.                       4 - Os dados não consideram a distinção de porte e não contemplam Microempreendedores Individuais e Produtores Rurais. Além disso, o setor agropecuário pode estar subestimado.                                
                
A RAIS utiliza a Classificação das Atividades Econômicas (CNAE 2.0) para detalhar informações das atividades e setores econômicos nos quais os estabelecimentos estão inseridos. A CNAE apresenta informações dos empreendimentos de forma geral, ou seja, na mesma base há dados de atividades ligadas ao setor público, privado, com e sem fins lucrativos, além de atividades que não são exercidas por microempresas e empresas de pequeno porte.                        
Por esse motivo, para a definição dos dados referentes aos pequenos negócios, além do número de pessoas ocupadas adotou-se critério que combina atividade econômica e natureza jurídica (Quadro 1).