Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (Sinopses Estatísticas da Educação Básica, 2018)
Notas
1 - O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula.
2 - O Número de Matrículas da Educação Básica é composto pela soma das seguintes Etapas de Ensino: Total da Educação Infantil, Total do Ensino Fundamental, Total do Ensino Médio, Curso Técnico Concomitante, Curso Técnico Subsequente, Curso FIC Concomitante e Total da Educação de Jovens e Adultos. Para fins de estudo, neste trabalho foram consideradas apenas as três primeiras etapas tanto para o número de matrículas quanto para o número de docentes.
3 - O total da Educação Infantil inclui matrículas da Creche e da Pré-Escola de Ensino Regular e/ou Especial.
4 - O total do Ensino Fundamental inclui matrículas em turmas de 8 e 9 anos de Ensino Regular e/ou Especial.
5 - O total do Ensino Médio inclui matrículas do Ensino Médio Propedêutico, Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) e Ensino Médio Normal/Magistério de Ensino Regular e/ou Especial.
6 - No total da Unidade da Federação, os docentes são contados uma única vez em cada Unidade da Federação (UF), portanto o total não representa a soma das 27 UFs, dos municípios ou das Etapas de Ensino, pois o mesmo docente pode atuar em mais de uma unidade de agregação.
7 - No total do Município, os docentes são contados uma única vez em cada município do país, portanto o total não representa a soma dos 5.570 municípios ou das Etapas de Ensino, pois o mesmo docente pode atuar em mais de uma unidade de agregação.
8 - O total da Educação Infantil inclui os docentes que atuam em turmas de Creche, Pré-Escola e unificadas de Ensino Regular e/ou Especial.
9 - O total do Ensino Fundamental inclui os docentes que atuam em turmas de 8 e 9 anos de Ensino Regular e/ou Especial.
10 - O total do Ensino Médio inclui os docentes que atuam em turmas do Ensino Médio Propedêutico, Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) e Normal/Magistério de Ensino Regular e/ou Especial.